05 Abr 2017, 00:00 h

Emater foi principal colaboradora da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Por: Assessoria Emater

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) foi certificado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) como instituição destaque por significativa atuação na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em outubro de 2016, com o tema nacional “Ciência Alimentando o Brasil”.

A SNCT é realizada anualmente em todo o país com o intuito de popularizar a ciência e tecnologia e, dentro de sua proposta, a Emater foi responsável pelo desenvolvimento 54% do total de ações executadas em Alagoas, beneficiando mais de 750 agricultores familiares e estudantes de todo o estado.

De acordo com a gerente de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Emater, Joseani Castro, toda a programação da Emater foi elaborada com o propósito de demonstrar a importância da agricultura e pecuária, da produção até o consumo, para a comunidade alagoana

“Mapeamos com cada regional o que poderíamos fazer para garantir a interiorização das iniciativas e tivemos como resultado uma extensa lista de ações, entre palestras e capacitações dentro da temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, voltadas a estudantes de escolas rurais e produtores”, explicou a gerente.

Na programação, a Emater apresentou palestras com temas como Produção de Hortaliças sem uso de Agrotóxicos, Produção Agroecológica e Produção Agrícola e Setor Alimentício.

Também promoveu Dias de Campo envolvendo conhecimento e demonstrações práticas sobre Técnicas de Cultivo da Mandioca, Ordenha Higienica, uso do Biodigestor para produção de energia a partir de resíduos de animais e Implantação de Integração Lavoura Pecuária Florestal (ILPF).

A gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secti, Adélia Caroline Félix, explicou que o certificado entregue à Emater busca dar destaque à importância da participação da instituição na iniciativa e no Comitê Gestor, do qual participou ativamente.

“32 instituições participaram conosco da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, fazendo parte do comitê gestor e cadastrando ações. A Emater foi grande parceira e responsável por mais de 50% das iniciativas estaduais, nos ajudando a avançar no ranking nacional”, destacou Adélia Félix.

A certificação foi entregue durante a formação do Comitê Gestor 2017, que também conta com a participação de instituições como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Alagoas e Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Alagoas (Sedetur).