06 Abr 2017, 00:00 h

Semana de Ciência e Tecnologia irá homenagear matemáticos alagoanos

Por: Geysa Miranda

A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2017 começou e parte da programação pode ser conferida no site http://snct.al.gov.br/. Mas pensando em concentrar ações que envolvem o tema A matemática está em tudo e atinja os mais diversos públicos, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com 32 instituições, realizará, de 23 a 29 de outubro, uma semana completa de atividades gratuitas que contemplarão do público infantil ao idoso.

A programação será dividida em cinco eixos mais o encerramento, com a realização de palestas, oficinas, seminários, exposições e atividades lúdicas na capital, Maceió, e em cidades do interior. Cada eixo receberá o nome de um grande matemático alagoano que contribuiu ativamente para o desenvolvimento dessa ciência no Estado de Alagoas.

O eixo 1, de abertura, levará o nome do professor Benedito de Moraes e será dividido em dois momentos (abertura oficial com faixa etária livre e, em paralelo, atividades para crianças de até oito anos). O eixo professor Fernando Codá contemplará ações voltadas para um público de 9 a 12 anos; o eixo professor Manfredo Perdigão jovens de 13 a 17 anos; o eixo professor Elon Lages adultos de 18 a 29 anos e, por fim, o eixo professor Edmilson Pontes, que terá atividades voltadas para pessoas acima de 30 anos.

Para o gestor da Secti, Pablo Viana, essas atividades são essenciais para a popularização e regionalização da ciência no Estado. “Esperamos ter um reforço substancial dos parceiros que trabalham conosco nesse projeto para atender as necessidades e expectativas de popularização da ciência em Alagoas”, disse o secretário.

As instituições que desejarem participar efetivamente e diretamente do desenvolvimento dessas ações de 2017 podem enviar uma solicitação para o e-mail snct@secti.al.gov.br.