SNTC 2016

Tema: “CIÊNCIA ALIMENTANDO O BRASIL”

Em 2016, a edição da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia aconteceu oficialmente de 17 a 23 de outubro em todo o país com o tema “Ciência Alimentando o Brasil”. A temática teve como objetivo discutir o papel da ciência para a melhoria na qualidade da alimentação. Com um caráter interdisciplinar, o tema tratou de aspectos relacionados à questão da qualidade dos alimentos, da fome, da segurança alimentar, da nutrição na primeira infância, da merenda escolar, do controle de agrotóxicos nos alimentos, da melhoria das condições dos alimentos na merenda escolar, entre outros elementos correspondentes.

SNCT ALAGOAS

Em Alagoas, a realização da SNCT teve como intuito integrar em uma única programação estadual todas as atividades/eventos relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação realizados no Estado no ano de 2016, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, a Secretaria, através do trabalho integrado realizado pelo Comitê Gestor da Semana Estadual, realizou a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia no período de 17 a 23 de outubro.

Com uma programação gratuita e diversificada, a SNCT Alagoas realizou atividades descentralizadas em vários locais da capital e do interior do Estado. Tendo como tema, ‘Ciência Alimentando o Brasil’, a programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia foi dividida nos seguintes em eixos temáticos: alimentação, saúde e educação; empreendedorismo e inovação; ciência e comunidade; produção agrícola e setor alimentício; economia e recursos hídricos e ciência e cultura. Cada eixo foi contemplado com palestras, oficinas, atividades de lazer e exposições.

No total, foram 31 instituições participantes, 6 dias de atividades, 8 eixos temáticos e 34 atividades realizadas no período. Para conferir a programação 2016 é só acessar: Programação 2016

COMITÊ GESTOR

O Comitê Gestor foi instituído através da Portaria SECTI Nº55/2016, publicada em Diário Oficial em 30 de junho de 2016, e reúne em sua composição os parceiros interessados em realizar atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em suas instituições/órgãos/empresas. A proposta é realizar ações interligadas focadas no objetivo central de promover a aproximação da ciência, tecnologia e inovação da população. Bem como, popularizar a produção científica e tecnológica do Estado e estruturar melhor a rede de divulgação da ciência em Alagoas.

O Comitê Gestor da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia de Alagoas contou com a participação de 32 instituições de diversos órgãos, como secretarias de Estado, universidades públicas e privadas, institutos, além de órgãos como o Sebrae, Federações da Agricultura e Pecuária de Alagoas e das Indústrias de Alagoas (Fiea), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Mais informações sobre o Comitê Gestor

RESULTADOS 2016

As atividades de popularização da ciência realizadas durante o ano de 2016, superaram os anos anteriores e contabilizaram 2.655 ações espalhadas na capital e no interior do Estado. No total, as atividades foram realizadas por 38 instituições e atingiram 10 municípios alagoanos.

Em 2014 e em 2015, foram 96 e 384 ações, respectivamente. Esses dados representam um crescimento de, aproximadamente, 692%, comparando os dois últimos anos.


Quer seu evento na SNCT Alagoas em 2017?

Seu evento fará parte da programação oficial da semana.